Como aprender JavaScript

JavaScript é uma linguagem muito popular e geralmente após aprendermos HTML e CSS, vamos iniciar nossa jornada no famoso JS.

Mas como absorver tudo, aprender e sair satisfeito dos estudos? Pois em muitos momentos ao longo dele, nos vemos sem a ideia se realmente estamos aprendendo.

Neste post vou mostrar algumas maneiras que usei e aprendi ao longo da carreira de como estudar, seja JavaScript ou qualquer outra linguagem.

Comece pela teoria

Vamos começar pelo básico, sempre! Precisamos de uma base sólida para nos desbravar no mundo dos códigos, é como se nós fossemos fazer uma casa, precisamos da fundação antes de erguer a casa em si.

Ao longo dos estudos básicos, vamos aprender os tipos, como declarar uma variável e receber valores. Aqui já podemos colocar a mão na massa, vamos mudando os tipos, declarando variáveis e ver como se comporta tudo isso se alterarmos algumas informações nele.

Aplique o que aprendeu

Aqui é a parte onde as pessoas acham que já devem ter a sabedoria suprema da linguagem, o que não é verdade, aplique sempre o que aprendeu em pequenos projetos.

Um exemplo é fazer a famosa calculadora, mas caso você sinta que isso é batido, comece a inventar projetos pequenos, mas lembre-se pequenos, não seja megalomaníaco e queira fazer uma aplicação completa, pois assim você vai se frustrar e acaba perdendo o interesse pela linguagem.

Code uma pequena página, coloque algumas funções nela, como pressionar um botão e mudar de cor, mas tente fazer isso usando o JavaScript ao invés de CSS puro, o que vale nessa etapa é testar teoria e errar com ela, o erro sempre é importante, pois assim nos força a procurar a solução e essa é uma skill muito valiosa para nós desenvolvedores.

Repita o processo

Aqui é onde eu lutei bastante para entender o que acontecia comigo, quando estamos estudando e vendo as informações novas, tudo é muito claro e acabamos achando que já absorvemos tudo aquilo, aí o tombo vem, quando precisamos usar aquele conhecimento de alguns dias atrás em um projeto que estamos codando e nos damos conta que esquecemos tudo, acabamos achando que nada entra em nossa cabeça e pode ser mais um momento que acabamos ficando frustrado.

Mas aí vem o pulo do gato, vamos repetir sempre o que estudamos de três em três dias (pelo menos é como funciona para mim, pode ser que você seja de dois em dois ou cinco em cinco), mas o importante é repetir o processo sempre, não ache que no começo só de ver uma vez já absorvemos aquilo, precisamos reforçar a informação passada para nós.

Então o intuito de fazer anotações e pequenos projetos é o reforço da informação.

Ideias de projetos

Vou deixar algumas ideias de projetos para você começar, alguns são mais complicados e outros mais simples:

  • Todo List;
  • Jogo da memória;
  • Calculadora;
  • Cronômetro;
  • Ranking.

São algumas ideias básicas, mas com muito conceito por trás de cada projeto, por mais básico que sejam eles, o valor do reforço e a satisfação de terminar um projeto é muito legal.

De tempo ao tempo e entenda o seu momento de vida e aprendizado, não fique se comparando com as pessoas que aprendem mais rápido ou devagar, com persistência e dedicação a gente vai longe, acredite.

Gostou? Quer aprender mais de angular? Então veja aqui nosso Curso de Angular.

Aprenda mais de Angular em nossas postagens ou no Youtube.

Share This