Muito popular entre os desenvolvedores de sites  de Internet, antes de saber o que é JavaScript, devemos compreender que ele se refere a  uma linguagem de programação para a web.

Na prática, é uma linguagem suportada pela maioria dos navegadores mais populares como Google Chrome, Firefox, Safari, Internet Explorer, Edge, Opera, entre outros.

Atualmente, quando falamos em internet móvel, a maioria dos navegadores existentes para smartphones também suportam o uso dessa linguagem.

O que é JavaScript?

É uma linguagem para utilização nos processos de edição, configuração e navegação de páginas na internet.

Geralmente, essa linguagem é utilizada para o aprimoramento de páginas da internet permitindo proporcionar uma experiência melhor para o usuário.

Hoje já é possível usa-lo tanto no front end ou back end, facilitando se tornar um FullStack.

Ahhhh, antes que eu esqueça no youtube montei um curso básico de HTML5 e lá você também vai encontrar vários outros tutoriais, acessa lá!

Benefícios

No front end dentre os benefícios gerados, enfatizamos uma melhor experiência de navegabilidade para o internauta, em plataformas de computador pessoal e dispositivos móveis.

O JavaScript oferece também atualização dinâmica de páginas, aprimoramentos da interface do usuário incluindo menus e caixas de diálogo e navegabilidade otimizada para animações, gráficos 2D e 3D, mapas interativos, reprodutores de vídeo e muito mais.

Usado no back end, ganhamos vários benefícios como: Flexibilidade, Leveza, Produtividade da equipe, aplicação em tempo real, entre muitos outros.

Um exemplo comum é uma aplicação de conversa (chat). Tal aplicação exige muito pouco processamento e basicamente consiste em transferir as mensagens de um lado para outro.

O que é Javascript
O que é Javascript

A importância da página da internet

A página na internet carrega diferentes elementos visuais, textuais e interativos que podem envolver diferentes linguagem de edição, plugins e extensões para proporcionar acessibilidade e direcionamentos na usabilidade do internauta que visita determinadas páginas de um site.

A tríade da internet

Quando nos referimos à tríade ou tripé da web, podemos considerar os componentes que compõem uma página da web, nesse sentido o JavaScript forma o terceiro componente da tríade, sendo HTML e CSS os outros dois.

Configurações e linguagens

Compreendendo a tríade da web, podemos descrever que o HTML descreve a página , incluindo texto, imagens, entre outros aspectos.

O CSS é utilizado para controlar e personalizar a aparência da página da Web, incluindo cores, fontes e outros atributos.

Nesse conjunto, o JavaScript é utilizado para adicionar um componente dinâmico à página da internet e aproveitar ao máximo elementos na página programável.

A origem

Quando sabemos o que é JavaScript, devemos lembrar que o desenvolvimento da linguagem foi iniciado no ano de 1995, pela Netscape Communications que na época também desenvolviam o extinto navegador “Netscape”.

Na época, verificaram que a adição de uma “linguagem de cola” para aprimorar a experiência do usuário na web aumentaria a aceitação do usuário.

Decidiram convidar o profissional Brendan Eich para incorporar a linguagem de programação no projeto da equipe.

Mas, como a linguagem do Java era muito esperada e necessária para a tecnologia de dados e visualização dos anos 1990, a empresa decidiu tornar a linguagem mais próxima da sintaxe do Java.

A evolução

Ao buscar uma linguagem mais próxima da sintaxe do Java, o resultado foi a criação do JavaScript, com recursos do Scheme, a orientação a objetos do SmallTalk e a sintaxe do Java.

A primeira versão seria lançada em 1995, sob o nome de “Mocha” e, posteriormente, renomeada como LiveScript em setembro de 1995 e novamente renomeada para JavaScript em dezembro de 1995.

Padrão

O produto seria padronizado a partir de 1996. Neste ano, o JavaScript foi enviado à ECMA Internacional para finalização como uma especificação padrão.

Em junho de 1997, a primeira especificação oficial para o idioma foi lançada como “ECMA-262”. A versão mais recente do idioma é “ECMAScript 2017”, lançada em junho de 2017.

Utilidade

Essa linguagem tem muita utilidade para a acessibilidade e navegabilidade do internauta.

A utilidade do Javascript, nele temos:

  • Declarar variáveis;
  • Armazenar e recuperar valores;
  • Definir e chamar funções;
  • Definir suas próprias classes;
  • Carregar e usar módulos externos.

Ele também permite redigir manipuladores de eventos que respondem ao usuário e outros eventos complexos no processo de programação e aplicação.

Outras funções

Em sua utilização, durante o carregamento de uma página da internet pelo navegador da web, existe a análise do HTML e a criação do “DOM” ( Document Object Model ) a partir do conteúdo.

Posteriormente, o DOM apresenta uma visualização ao vivo da página da web no seu código JavaScript.

Para o internauta, o código pode realizar atualizações no DOM e apresentá-lo instantaneamente ao usuário.

O que o navegador consegue fazer?

Com a ajuda dessa linguagem, o navegador de internet proporciona ao usuário que faça o registro de seu código para ser notificado sobre eventos da interface do usuário, como movimento do mouse, clique no botão, entre outras interações.

Ao utilizar esses recursos, o usuário pode criar aplicativos legais para servir a qualquer finalidade.

Hoje ele tem várias libs e frameworks onde conseguimos fazer mágica com ele. Desde apps para celulares até programa para computadores.

FRONT END
FRONT END

A aplicação

Relembrando, quando o navegador carrega uma página da web ele realiza um processo de análise sobre o arquivo HTML da página e cria o DOM. Porém, quando o analisador encontra uma diretiva CSS ou JavaScript esses dados são repassados para o analisador CSS ou ao mecanismo JavaScript, conforme necessário.

Os arquivos

Nesse processo digital, quando aprendemos o que é JavaScript, ele carrega arquivos Java externos e outros códigos embutidos.

Porém, mas não executa o código imediatamente para aguardar a conclusão da análise de HTML e CSS.

Posteriormente, o JavaScript é executado na ordem em que foram encontrados na página da Web. Essa execução envolve variáveis ​​e funções são definidas, chamadas de funções são executadas, manipuladores de eventos.

Geralmente, as atividades resultam na atualização do DOM pelo JavaScript e é renderizado instantaneamente pelo navegador.

Interpretação

Em sua utilização, aprendemos que é uma linguagem de script interpretada do lado do cliente que permite a um webdesigner a capacidade de inserir código em sua página da web.

O JavaScript geralmente é inserido em um arquivo HTML ou ASP e é executado diretamente da página da web e hoje é a linguagem de programação mais popular.

Essa linguagem pode ser utilizada para execução de tarefas mais avançadas, como imprimir a hora e a data, criar um calendário ou outras tarefas que não são possíveis em HTML.

Como executar?

O JavaScript exige apenas o uso de um navegador da Internet com o JavaScript ativado, que todos os navegadores possuem por padrão.

Ou usando o Terminal com o nodeJs instalado.

Ele é seguro?

Anteriormente, relatamos sobre os possíveis riscos na utilização dessa linguagem.

Sim e muito, porém como todas as linguagens de programação podemos ter problemas caso usado para coisas maliciosas.

Conclusão

Portanto, o JavaScript é uma linguagem de script muito poderosa. Ele é utilizado para o aprimoramento de interação de um usuário com a página da internet.

Permite que a página acessada fique interativa para o usuário. Essa linguagem é amplamente usada no desenvolvimento de jogos e no desenvolvimento de aplicativos móveis.

Ele não pode ser executado sozinho, pois o navegador é responsável pela execução do código. Dessa forma o script é enviado ao navegador e cabe ao navegador executá-lo.

Atualmente, todos os navegadores modernos suportam essa linguagem. Ele gera grandes benefícios no processo de codificação, edição e navegação das páginas de web.

É importante ressaltar que essa linguagem é fundamental para a qualidade da visitação de sites e páginas.

Me diz uma coisa, você quer aprender mais sobre Front end? Baixe nosso Material Gratuito ou aprenda mais sobre html no youtube.

Deixe suas perguntas ai nos comentários que irei responder, e até a próxima forte abraço!


Summary
O que é Javascript? Tem dúvidas? Clica aqui e vem aprender!  🌈
Article Name
O que é Javascript? Tem dúvidas? Clica aqui e vem aprender! 🌈
Description
Muito popular entre os desenvolvedores de sites de Internet, antes de saber o que é JavaScript, devemos compreender que ele se refere essa linguagem Web.
Author
Publisher Name
Vida FullStack
Publisher Logo
Share This