A proposta angular tornaria o NgModules opcional
A equipe de desenvolvimento do Angular considera uma mudança para um modelo de reutilização mais simples para melhorar a experiência do desenvolvedor.
Os desenvolvedores do Angular, o popular framework web baseado em TypeScript, estão considerando tornar o NgModules opcional. O objetivo é mudar o Angular para um modelo de reutilização mais simples para melhorar a experiência do desenvolvedor.
Uma proposta de RFC (solicitação de comentários) que está sendo lançada no GitHub, intitulada “Componentes, diretivas e tubos autônomos – tornando os NGModules do Angular opcionais”, busca validar o design pretendido com a comunidade, solicitar feedback e permitir a experimentação por meio de um programa de não produção. O RFC foi publicado em 8 de outubro e está programado para fechar não antes de 8 de novembro.
[ Conheça meu curso de Angular ]
Um conceito central do Angular, os NgModules são contêineres de funcionalidade usados para gerenciar dependências na estrutura.
Quando um componente precisa fazer uso de outro componente, diretiva, pipe ou provedor, a dependência não é referenciada diretamente.
Em vez disso, um NgModule é importado, contendo componentes, diretivas e pipes exportados, juntamente com provedores configurados.
Como resultado, os desenvolvedores devem criar um NgModule para inicializar até mesmo o aplicativo “Hello, World” mais simples.
Ter o Angular conceitualmente centrado no NgModule impacta negativamente a experiência do desenvolvedor, argumenta o RFC. A RFC cita várias razões:
- A autoria de componentes está mais envolvida do que a codificação de uma classe ou modelo.
- As APIs relacionadas ao carregamento e renderização são desnecessariamente complexas e fáceis de usar indevidamente.
- Ler o código do componente não é suficiente para entender o comportamento do componente.
- Ferramentas angulares devem lidar com dependências “implícitas” de componentes em seu contexto NgModule.
A RFC exige mover o Angular em uma direção em que componentes, diretivas e tubos desempenhem um papel mais central, sejam independentes e possam ser importados com segurança e usados diretamente.
O plano simplificaria o “modelo mental” do Angular, possibilitaria novas APIs para o uso de componentes e diretivas (como uma API para carregamento lento refinado) e melhoraria a capacidade das ferramentas Angular de processar código com eficiência.
Assim, o Angular seria mais simples de usar, mais fácil de raciocinar, menos verboso e mais rápido de compilar.
O conceito do NgModule não seria removido do Angular, mas seria opcional para tarefas típicas de desenvolvimento.
Em algum momento, a equipe de desenvolvimento do Angular poderia considerar a remoção completa do NgModules.
Enquanto isso, a proposta enfatiza que os NgModules não estão desaparecendo nem sendo obsoletos. Os desenvolvedores continuariam a poder criá-los e usá-los.
O próprio Angular continua avançando enquanto a equipe de desenvolvimento pondera sobre a mudança do NgModule.
Gostou? Esse artigo foi traduzido do site www.infoworld.com.