Jornada Frontend

O que é Angular?

Se você chegou até aqui, já deve ter algum tipo de familiaridade com o assunto, mas irei tentar abordar tudo da melhor maneira possível e explicar de forma sucinta, mas fique à vontade para perguntar nos comentários.

Uma das primeiras coisas que nos deparamos quando vamos pesquisar Angular é a seguinte, ele é um framework. Mas o que isso quer dizer?

Vamos pensar da seguinte forma, framework é um conjunto de código genérico onde podemos uni-los para assim desenvolver nossos projetos, como um quebra cabeça onde as peças podem se encaixar em vários locais ao mesmo tempo e fazendo sentido elas estarem lá.

O mais legal e interessante do Angular é que foi desenvolvido e mantido pelo time de desenvolvimento do Google, isso nos dá uma segurança incrível para usar essa ferramenta.

Usamos ele para criar componentes baseado em Single Page Application (SPA’s). Os SPAs são aplicações onde as funcionalidades estão em uma página principal e evitamos ficar recarregando toda hora a página ou mesmo ficar redirecionando o usuário.

O conteúdo principal é atualizado de forma assíncrona, porém mantemos toda a estrutura da página estática.

Um exemplo bem legal para ilustrar isso é o seguinte: Imagine uma dashboard, onde os menus laterais e superiores são os mesmos para todas as telas da aplicação.

E quando clicamos em uma opção como “Listar produtos”, os usuários não precisam recarregar a página inteira e se dar conta que no final apenas o conteúdo central foi modificado.

Deixando assim a nossa aplicação muito rápida, se feito da maneira correta é claro.

Vou mostrar como um arquivo HTML se parece no Angular:

Outra coisa bacana que você precisa saber sobre Angular é o seguinte, ele trabalha com TypeScript (TS) e sendo assim toda a nossa lógica da aplicação deve ser escrita em TS.

No blog tenho muitos posts sobre TypeScript, então vou dar uma pincelada nos motivos dele ser ótimo para codar.

  • Tipagem de dados;
  • Certeza do retorno de dados;
  • Lidar com erros;
  • Diferentes funcionalidades do superset;
  • Incluir IntelliSense da IDE;
  • Etc.

Benefícios de usar o Angular

Muito se fala das vantagens do uso de frameworks, mas vou me atentar aos benefícios do Angular em específico.

  • Velocidade e performance: Como o Angular entrega somente o necessário para aquele momento ao usuário, a aplicação em si só irá carregar a parte do código que será utilizada, evitando assim carregar desnecessariamente partes de códigos que não fazem sentido naquele momento.
  • Suporte: Angular pode ser desenvolvido junto com .Net, PHP, Java Spring e muitos outros. Além de ter um ótimo SEO.
  • Produtividade: CLI nos ajudando a gerar e construir nossa base rapidamente para nossos componentes.
  • Desenvolvimento Full-Stack: Um framework completo, e como disse acima, podemos trabalhar junto com NodeJS, Express e MongoDB.
  • Suporte para teste: Podemos usar Karma e Jasmine para testes unitários nativamente, mas nada impede de usar outros também.

Tenha uma carreira
Front-end de Sucesso!

Ebook - JORNADA FRONT-END

Fruto de mais de 7 anos estudando e trabalhando com Front-end, a "Jornada Front-end - O Guia Definitivo" é um manual completo para todos que querem subir em suas carreiras do zero ou subir do seu nível atual.

Ebook enviado com sucesso! Verifique sua caixa de e-mail.

Share This