Conteúdo
Tipos de dados TypeScript
Vamos falar um pouco sobre os tipos básicos de dados que temos em TypeScript como: string, boolean, number, void, null e mais alguns.
O que é tipos de dados TypeScript
São os tipos de valores que podemos armazenar com TypeScript.
Os valores são verificados antes do armazenamento dos dados ou na manipulação deles. São oferecidos alguns tipos para trabalharmos:
- Number;
- String;
- Boolean;
- Void;
- Null;
- Undefined;
- Any;
- Array;
- Enumeration;
- Class;
- Interface.
Vamos dar uma olhada em alguns deles.
Isso é falado no meu curso de Angular. Quer saber mais sobre o Angular ou TypeScript? Acompanhe o Blog e o meu Curso de Angular
Tipo number
Com esse tipo podemos trabalhar com inteiros e flutuantes ou frações, como 10 ou –10 e também 1.515151 ou – 2.156464. E podemos chamar de int (inteiro) e float (para os flutuantes ou fracionados).
Vamos ver como declarar esses tipos:
Como podemos ver na saída do console, as duas maneiras são válidas para lidar com números e não ocorrem erros.
Tipo boolean
Agora vamos ver os boolean, é o tipo de representação “true” ou “false” em valores lógicos.
Falando tecnicamente o boolean é um number pois para representar “true” ou “false” é verificado se é “1” ou “0” respectivamente.
Vamos ver um exemplo:
Nessa lógica barata vemos que o “a” é igual a zero e a máquina lida desta forma para verificar com o “if” assim entrando ou não na condição correspondente.
Tipo string
Aqui é como lidamos com texto, podemos colocar nomes, sobrenomes ou qualquer tipo de informação para lidar com os caracteres de Unicode:
Tanto com aspas duplas ou simples o efeito é o mesmo para declarar um tipo string e lembre-se, é necessário colocar entre elas.
Tipo void
Com o tipo void podemos representar functions que não retornam de fato algum valor. Vamos ver como declarar o tipo void.
Desta forma dizemos especificamente que essa function não retorna nem um valor, somente uma mensagem no console.
Tipo null
Aqui é onde dizemos que existe uma ausência de valor intencional. Desta forma podemos declarar uma variável e deixar ela sem valor, assim ela será preenchida mais tarde de alguma forma.
Vamos dizer que estamos desenvolvendo um app onde ainda não sabemos o valor máximo que podemos depositar de algo “X” e mais para frente vamos setar ele de forma correta com um number.
Tipo undefined
Aqui diferente do null, sabemos o tipo que será preenchido, porém o valor ainda não:
Tipo any
Aqui é onde muitos caem na tentação de tipar tudo com “any”, pois ele basicamente aceita tudo qualquer tipo.
É sempre legal saber o tipo correto para fazer a verificação, mas quando estamos coletando dados e sabemos apenas uma parte do tipo que pode fazer a entrada e não todo o tipo de dados que será inserido.
Existem vários outros tipos, porém abordamos alguns nesta postagem. Espero que tenha gostado!