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Até os anos 2000, as pessoas acessavam a internet através do computador e de laptops.
Porém, com a popularização da internet móvel utilizada em smartphones e tablets, a aplicação de site responsivo tornou-se uma nova oportunidade para empresas e diferentes projetos de conteúdo.
O site responsivo é aquele tipo de site cuja configuração permite que o mesmo conteúdo se adapte a diferentes formatos de tela e de visualização no procedimento de acessos que possam ser necessários para o internauta.
Ou seja, o site responsivo funciona bem em smartphones, tablets, laptops, computadores de mesa (desktop), SmartTv, entre outras plataformas.
Feito com as tecnologias HTML 5 , CSS 3 e JavaScript.
Você pode ver como criar um tutorial de como fazer um site responsivo usando medias Queries com Css.
O que é site responsivo?
O site responsivo possui em sua codificação um conjunto de linguagens que permite a sua flexibilidade ao ser acessado, visualizado e utilizado em diferentes formatos de tela e dispositivos eletrônicos.
O site responsivo apresenta ordenação de links que se adaptam em abas de diferentes tamanho conforme o formato da tela com conteúdo que e move livremente em todas as resoluções de tela com design fluído.
Independente da resolução, as imagens, links e grids se recombinam mantendo a organização dos espaços.
O site responsivo atrai mais audiência
O site responsivo proporciona uma experiência positiva para o internauta ter entendimento e facilidade de navegação em diferentes resoluções de tela.
O internauta pode acessar o mesmo site através do smartphone utilizando a internet móvel em qualquer lugar até mesmo durante uma viagem de trabalho e lazer, por exemplo.
Da mesma maneira que o mesmo conteúdo é acessado no computador de mesa para realizar consultas e cadastros.
A programação responsiva melhora a experiência do usuário independentemente de utilizar um computador desktop, um smartphone, um tablet ou uma TV inteligente (SmartTv).
Em caso do site não ser responsivo o usuário não encontraria em diferentes telas e teria que acessar seu site apenas a partir de seu dispositivo fixo e único.
Os melhores motivos para investir em site com design responsivo
O site responsivo proporciona soluções para a rolagem e redimensionamento do site melhorando o acesso de diferentes tipos de conteúdo.
A seguir apresentamos os onze motivos para elaborar um site responsivo para empresa, universidade, micro empreendimentos e qualquer projeto.
1 – Redução de custos
Quando você lança um site com design responsivo você reduz custos, ou seja, você elabora um único site ao invés de elaborar mais de uma edição do mesmo conteúdo.
Muitas vezes é inconveniente manter sites destinados exclusivamente para o uso em dispositivos móveis exigindo que usuário mantenha dois endereços da web separados para acessar o mesmo conteúdo.
2 – Recomendação do Google
Os sites configurados de forma responsiva ficam melhor posicionados no Google. O Google indexa sites brochura que rodam somente em computadores tradicionais e também sites responsivos, como é crescente o uso do Google em dispositivos móveis, os sites responsivos também crescem com as buscas.
Segundo o Google, a aplicação do design responsivo é a melhor prática para a indústria de conteúdo e acessos.
Desde 2015, o Google tem aumentado a compatibilidade de suas buscas com os dispositivos móveis, atribuindo critérios sobre os resultados de busca feitas nos smartphones e tablets.
No futuro, sites que não sejam responsivos poderão perder classificação por parte do Google e relevância nos resultados.
Sabemos que a relevância nos resultados do Google é essencial para atrair internautas para o site, principalmente, quando o site aparece nas primeiras cinco posições.
Quando site possui design, configuração e linguagem responsiva ele aparece com mais facilidade nos resultados do Google.
Dentre os principais benefícios para o site ficar mais visível e aparecer melhor nos resultados do Google, podemos destacar:
– Desde 2015, tem aumentado o uso do Google em dispositivos móveis em até mais da metade;
– No Brasil, atualmente, mais de 60% dos brasileiros acessam a internet usando um dispositivo móvel (e-Marketer);
– Ter acesso a um site responsivo melhora a experiência do usuário.
3 – Rápido carregamento
O site que possui programação responsiva são criados conforme as plataformas dos dispositivos móveis, dessa forma as páginas do site carregam rápido para serem acessadas em a partir de tablets ou smartphones.
Desenvolver e manter um site otimizado com as linguagens certas geram benefícios.
Reflita, quando o internauta precisa aguardar muito tempo para uma página carregar, existe uma chance extremamente alta de que eles vão deixar o seu site para trás.
4 – O site com design responsivo se adaptar a novos dispositivos
Com o advento de novos dispositivos, o lançamento de novos smartphones e equipamentos mais avançados a criação e manutenção de um site responsivo manterá o projeto de conteúdo com o layout certo para novos modelos, considerando que o design é programado para se adequar a tela, independente do tamanho.
5 – Vantagem concorrencial
Se a sua empresa desenvolveu e mantém um site responsivo, o seu negócio terá uma vantagem concorrencial forte no mercado digital.
Pois, a criação de um site responsivo garante aos internautas que tenham uma experiência mais agradável de acesso em comparação aos sites que possuem o modelo tradicional de brochura.
6 – Aprimoramento do SEO
A programação responsiva aplicada diretamente nos códigos de configuração do site ou através de um CMS como wordpress reduz erros de otimização de conteúdo (SEO) de cada página do site.
O site torna-se facilmente rastreável no Google, apresenta melhor desempenho aproveita as palavras-chaves e a arquitetura de todo o conteúdo otimizado.
7 – Aumento da conversão do site
A tecnologia responsiva aplicada ao site ajuda a aumentar a conversão, ou seja, quando o visitante realiza a ação indicada pela empresa no site como preencher um formulário, realizar compra, assinar um teste, solicitar um e-book e demais ações que podem ser feitas em qualquer dispositivo.
A partir da inclusão do marketing digital e uso das redes sociais para divulgação de uma marca, gerou no mercado a grande necessidade de páginas responsivas no site.
Quando a empresa divulgar um link que uma loja virtual em seu Instagram, por exemplo, o usuário irá clicar no link através da rede social usando o smartphone, e se o site não for responsivo e não se adaptar a determinado dispositivo, o internauta terá grande chance de sair do site e não converter.
8 – Compartilhamentos nas redes sociais
Em média, no Brasil, há mais de 80 milhões de perfis registrados em redes sociais, a maioria são acessados a partir de dispositivos móveis. Esse total de perfis corresponde a quase 40% da população brasileira.
Ter um site responsivo permite ao internauta acessar o site a partir de dispositivos móveis, aumentando as probabilidades das páginas e dos links dos sites serem compartilhados nas redes sociais.
9 – Diminuição da taxa de rejeição
A taxa de rejeição refere-se ao fato do internauta acessar o site e permanecer pouco tempo no mesmo por qualquer motivo.
O site responsivo aumenta a possibilidade de aumentar o tempo de permanência do visitante, principalmente, se o site é fácil de navegar em computadores, tablets e celulares, entre outros dispositivos.
10 – Presença online para a marca
Com a aplicação e manutenção de um site responsivo para apresentar a sua empresa na internet, você consegue desenvolver uma presença online consistente da marca, principalmente, quando o site mantém a identidade visual e original da empresa.
Geralmente, existem muitos sites desatualizados, sem ação de otimização de conteúdos e sem gerar bons resultados nas buscas do Google. No mercado, possuir um site mal posicionado é o mesmo que estar ausente.
Também devemos ter cuidados com a presença de sites defasados que oferece grandes riscos de segurança, o que pode causar vulnerabilidades no servidor gerando erros de navegação e perdas de dados de clientes.
Dessa forma o site perderá clientes e visitantes para os concorrentes.
Sabemos que o aumento do acesso à internet nos últimos anos tornou a internet como uma “energia indispensável” para a comunicação e acessibilidade de dados e informações das pessoas.
Quando as pessoas ainda utilizam suportes offline, muitas vezes, elas complementam a informação através da internet. Como por exemplo, o estudante que se matricula presencialmente e, posteriormente precisa enviar documentos via online.
Quando falamos em presença online nos referimos também em direcionamento de informação e leads (possíveis clientes) para o seu negócio.
Atualmente, é inaceitável uma empresa não estar na web ou não fazer isso da maneira correta e profissional.
O uso de um site profissional para a empresa, permite destacar serviços, produtos e informações que orientem o cliente. O site com uma seção comercial ajuda a converter clientes para otimização de resultados.
O site pode também direcionar para posts publicados em redes sociais, e-mail marketing e gerar mais interação com atuais e novos clientes.
11 – Estar disponível para novos clientes
O site otimizado e responsivo pode concluir uma venda e direcionar o cliente, sempre buscando entender os interesses do público através de interações.
Quando as pessoas ouvem falar de um produto e serviço elas logo procuram pesquisar no Google.
É essencial que a principal informação esteja presente e seja buscada primeiro no site oficial da empresa.
A criação de um site com design responsivo facilita a disposição do site em diferentes telas e no motor de buscas do Google.
Estratégias de conteúdo
Agora que você já conhece os 11 motivos para ter um site com design responsivo e suas principais vantagens é importante que o site tenha um conteúdo estratégico.
Nos dias atuais, é o conteúdo que atrai público e aumenta a interação sobre possíveis clientes e a marca.
A empresa precisa ter um ótimo site para que o conteúdo do mesmo seja compartilhado facilmente e possa construir autoridade para a marca.
A autoridade da marca, a partir da interação com o cliente, demonstrará proximidade com produtos e serviços.
Caso falte conteúdo relevante sobre seu negócio na internet a sua marca e produto perderão interações e autoridade na internet, dependendo de plataformas e de divulgações de terceiros a respeito de sua empresa.
Personalização do design responsivo
O site responsivo pode ser construído com design personalizado, mesmo quando utiliza o wordpress para a elaboração do mesmo.
Sabemos que o site representa determinada empresa e projeto. Os elementos do site se referem ao texto, à logo, as imagens, legendas, links, vídeos, streaming, configuração, codificação, entre outros detalhes que fazem parte do projeto de um site.
Quando os elementos do site são coerentes com o objetivo da empresa, com a identidade visual e do produto, o cliente em potencial sentirão que o site é a extensão do negócio.
Estar presente em todo o mundo
O site responsivo permite maior acessibilidade com internautas do próprio país e de outros países no exterior.
Pois devemos compreender que a internet é global, permite que a empresa seja conhecida além das próprias fronteiras e alcance um público até então impossível de ser atingido.
Isso ajuda a ampliar consideravelmente a sua área de atuação para vender mais, ser mais conhecido ou realizar novas parcerias.
Isso permite a sua empresa a atender demandas além do endereço fixo da matriz.
Novas oportunidade de negócios
Atualmente, pessoas fazem compras e negócios na palma das mãos utilizando o smartphone ou o tablet conectado à internet móvel.
É importante que o site com design responsivo atraia novos negócios para a sua empresa.
Você deve considerar que o site de qualidade possui um potencial de atender às necessidade de representação da empresa e de atender às expectativas do cliente.
Principalmente, quando o site apresenta um conjunto de recursos a seu favor para atrair o público certo e agregar valor às suas soluções.
Isso ajuda a frente de vendas a manter o potencial cliente informado, pois mesmo no ponto de venda o cliente pode acessar o site da empresa fabricante do produto ou serviço antes de decidir a compra.
Site responsivo aumentam as venda
Nos dias atuais, sabemos que relacionamentos e compras ocorrem com mais frequência no ambiente virtual, e o smartphone, por exemplo, amplificou a facilidade de acesso a produtos e serviços.
Imagine, por exemplo, um usuário acessando os sites da NetFlix em diferentes telas para assistir aos filmes.
Quando o cliente precisa assistir a um filme, ele pode se logar através de um PC, SmarTV e smartphone com a mesma comodidade e segurança.
Indicação da empresa
Para indicar a sua empresa para outros clientes ou parceiros, as pessoas dispensam folder e cartão de visita e compartilham link do endereço do site via WhatSapp ou redes sociais.
Muitas vezes o primeiro acesso ao site é feito a partir de dispositivos móveis.
Atualmente, o perfil de público está cada dia mais dependente dos meios online, se a sua empresa deseja manter a sua empresa no mercado, não pode ignorar a possibilidade de desenvolver um design responsivo para o site da marca.
Credibilidade
Considere que um site responsivo bem estrutura que apresenta boa navegação e design amplia o acesso e facilita as interações com o público.
Em diferentes segmentos, há vários sites não foram atualizados há muito tempo, desde os anos 2000, por exemplo, muito conhecimento avançou sobre a configuração de sites e popularização de conteúdo na web.
Se a sua empresa não cuida da própria imagem, como cuidará de seus clientes. O site não pode estar defasado perante os clientes, isso diminui a credibilidade.
É importante atualizar a reputação online atraindo clientes e fazendo com que pessoas vejam valor nas suas ofertas e enxerguem o seu negócio com credibilidade.
Importância do layout responsivo
Sabemos que a utilização de dispositivos móveis cresce exponencialmente. É maior o número de internautas que navegam na internet a partir de tablets e smartphones, fator que altera a interação com a maioria dos sites.
Se as páginas do site não estão adaptadas, a empresa está perdendo muitas oportunidades de fechar negócio. O design antigo em sites ultrapassados não são adaptáveis de diferentes telas de diferentes aparelhos.
Conclusão
Portanto, a inclusão de um site com design responsivo gera vantagens para a marca e para os produtos da empresa, o que otimiza conteúdo, tempo e distribuição de conteúdo e links através do Google.
A utilização de um site responsivo é conveniente por admitir possuir somente estratégia de SEO, com a otimização de palavras-chave que são mais propensas a serem buscadas no Google quando o usuário smartphone buscando o segmento de sua empresa.
Lembramos que site com design responsivo se adéqua a diferentes telas a partir de seu layout em telas de computador, celular, tablet, Tvs, entre outros. Sabemos que no uso dos dispositivos móveis a navegação e experiência do usuário, quando o site não é responsivo, torna-se difícil e limitada.
Uma das principais vantagens do site responsivo é o fato das imagens, fotos e textos se enquadrarem de acordo com o tamanho da tela utilizado o que elimina a necessidade do usuário utilizar recursos de zoom para visualizar o site completo ou determinada página completa.
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Deixe suas perguntas ai nos comentários que irei responder, e até a próxima forte abraço!