Conteúdo
Conceitos de JavaScript que precisamos saber antes de aprender um Framework ou Bibliotecas
Atualmente estamos lidando muito com framewroks e bibliotecas para codar nossas aplicações, depois que entramos no mercado de trabalho é difícil achar algum local que trabalha somente com o Vanilla JS.
As bibliotecas e frameworks como Angular, React, Vue, JQuary e outros, são ótimos para trabalhar, nos dando uma gama de opções para melhorar nosso código e dando superpoderes para o nosso JS.
Mas afinal de contas, o que precisamos saber antes de iniciar nesses frameworks?
Você conhece o JavaScript mesmo?
Essa é pergunta básica que devemos nos fazer: “Realmente eu conheço o JavaScript?”. Vamos ser honestos com nós mesmos, estamos apenas copiando e colando nossos códigos ou estamos realmente desenvolvendo?
Sabe quando a gente cópia e cola um trecho de código e mudamos algumas coisas aqui e outras ali, e tudo funciona no começo. Muitas das vezes pensamos que sabemos o que estamos codando e tudo parece maravilhoso, mas aí começa a dar bugs e as funcionalidades não fazem o que é preciso, aparece uns undefined no console e não sabemos o que fazer, nessa parte chamamos os colegas e eles resolvem em 1 segundo. É nesse momento que percebemos que não temos o domínio do JavaScript e realmente não sabemos o que está acontecendo.
Voltando ao básico do JavaScript
Com essa pergunta respondida honestamente, vamos voltar ao básico e olhar com carinho o JavaScript, pode acontecer de sabermos muito mais de um framework JavaScript do que o próprio JavaScript, como assim? Um exemplo é lidar com datas, o Angular disponibiliza uma maneira bacana de lidar com elas, mas e com JavaScript, você saberia?
Muitas das vezes usamos function ou métodos do Angular mas não sabemos bem o que está acontecendo por trás dos panos e esse conhecimento um pouco mais avançado do JavaScript pode salvar uma boa parte do nosso tempo e quem sabe do time.
Então olhe com carinho para o JavaScript e entenda o que está acontecendo com a nossa ferramenta de trabalho, seja Angular, React, Vue ou qualquer outra. Pois, para masterizar uma tecnologia JavaScript, precisamos saber o JavaScript.
Utilizando os frameworks como ferramentas
Quando entendemos o básico do JavaScript (vou deixar uma lista abaixo), aí sim podemos masterizar nosso conhecimento nos frameworks e acabamos percebendo como eles são de fato uma ferramenta que nos ajuda a codar muito melhor, facilitando assim a nossa vida e construindo a aplicação muito mais rapidamente.
Lembra o exemplo do bug, então quando encontramos ele em nossa aplicação, tudo parece mais fácil de ser resolvido agora, visto que temos o conhecimento necessário para lidar com esses erros, deixando assim a manutenção da aplicação muito mais sólida e rápida.
Mas o que é o básico do JavaScript?
Em minha opinião, o básico se resume a manipulação dos conceitos que deixarei na lista abaixo, porém cada programador pode ter uma ideia diferente e tudo bem, acho de grande valia essa discussão, mas a verdade é, precisamos saber o que está acontecendo com os frameworks e para isso precisamos do conhecimento.
Conceitos básicos de JavaScript
- Variaveis
- Tipos de dados
- Functions
- If, else e if else
- Loops
- Switch
- Objects
- Escopos locais e globais
- OOP (Orientação a Objeto)
- Array
- This
- IIFE (Immediately Invoked Function Expression)
- Closure – Um closure (fechamento) é uma função que se “lembra” do ambiente — ou escopo léxico — em que ela foi criada. (MDN)
- Hoisting
- Callbacks
- Promise
- Design Patterns
- Module Pattern
Com esses conceitos em mente você pode sair de muitos erros e dor de cabeça com frameworks e codar muito melhor e com mais confiança.
Vise sempre ser o dev em T, que é a pessoa que sabe o básico de muitas coisas e se aprofunda em uma, dessa forma você será um profissional muito mais valioso e melhor.
Não tenha medo de voltar ao básico quando necessário, deixe o ego de lado e estude sempre, mesmo que seja o básico de uma linguagem que achamos que sabemos. Em muitos casos a resolução do erro está lá.