Stacker você saber o que é procrastinar? Inicialmente, podemos afirmar que a procrastinação refere-se a uma postura e conjunto de atitudes que podem criar barreiras para pessoas, equipes e ambientes de trabalho.

É reconhecida por psicólogos, gerentes de recursos humanos e analistas de formação de pessoas como uma das principais barreiras que impedem o indivíduo de evoluir como pessoa e profissional.

Prejudica o indivíduo na hora de se levantar, tomar as decisões certas e viver a vida perfeita que sempre sonhou.

Recentemente, pesquisas e estudos sobre o assunto em todo o mundo comprovaram que o ser humano se arrepende mais do que não fez do que de fato conseguiram realizar e vivenciar.

A procrastinação envolve sentimentos de arrependimento e culpa resultantes de oportunidades perdidas.

Quando o ser humano procrastina, ele perde o tempo que poderia aproveitar para investir em algo significativo.

O que é procrastinar?

Na prática, a procrastinação refere-se a um conjunto de condutas na qual o indivíduo realiza as tarefas menos urgentes deixando as tarefas mais urgentes para depois.

Também realiza coisas mais prazerosas em lugar das menos agradáveis gerando um ciclo de adiamento, acúmulo de tarefas e sobrecarga a médio prazo.

Em suma, está envolvida com comportamento contraproducente, desnecessário e demorado, como, por exemplo, uma pessoa que adia voluntariamente a realização de uma tarefa de trabalho ou estudo e sofrer com possíveis atrasos.

Por que as pessoas procrastinam?

Vários fatores de ordem psicológica, emocional, social e até mesmo financeira podem gerar esses tipos de atitudes. Em certos casos, a falta de treinamento ou hábito renovado pode gerar a procrastinação inconsciente.

A seguir vamos apresentar os principais perfis de ações que simbolizam essa situação.

Paralisia de decisão

Sabe aquela pessoa que tem problemas na hora de tomar uma decisão importante…

É Stacker eu era um desses….

Muitas vezes isso pode ocorrer por falta de habilidade, treinamento ou até mesmo de confiança.

Com mais liberdade para tomar nossas próprias decisões e executar nossas ações, o ser humano pode também ficar facilmente confuso sobre o que é uma prioridade, o que é essencial e o que não é, e com o que é certo e errado, e, portanto, nos desmotivamos a fazer isso pela dúvida e pelo excesso.

É essencial termos a capacidade de esclarecer nossos valores e visões pessoais e cultivar nossos hábitos positivos.

Ahhhh, antes que eu esqueça no youtube montei um curso básico de HTML5 e lá você também vai encontrar vários outros tutoriais, acessa lá!

Ignorando o valor do tempo

Devemos ressaltar que tempo é dinheiro, tempo é vida, tempo é felicidade. A pessoa que joga muito tempo fora também corre o risco de entrar no ambiente psicológico da procrastinação.

Além de saber o que é procrastinar, devemos ter a consciência que o tempo que temos de vida é limitado na Terra, não somos eternos aqui.

Você pode guardar dinheiro, bens, diplomas e prestígios numa caixa de reconhecimentos e de segurança, mas ninguém consegue guardar tempo. O tempo voa e não volta. Ele passa e fica somente os registros daquilo que fizemos.

A falsa percepção de que a vida é finita leva as pessoas a começarem a administrar seu tempo com mais cuidado. Isso faz você pensar em como você gostaria idealmente de passar seu tempo na vida.

procrastinação
Ciclo da Procrastinação (Fonte: Neotriad)

Falta de autodisciplina

Ter disciplina é importante para tudo na vida, seja para estudar, trabalhar ou até mesmo cuidar da saúde.

A falta de disciplina não é a principal causa de procrastinação, mas um composto importante. Para ser disciplinado, o indivíduo precisa ter o tipo correto de motivação e aprender a manter e trabalhar em hábitos positivos

Motivação

Sabemos que as recompensas e punições que propiciamos para nós mesmos podem traduzir o nosso momento emocional na vida.

Lembramos que quando as pessoas fazem coisas que não querem, ficam menos felizes e incentivar na tarefa. Com menos interesse os  seus cérebros liberam menos dopamina e menos prazer naquilo que fazem.

É fundamental fazer o que gosta, ou pelo menos fazer algo que tenha significado.

Motivação baseada em objetivos

Quando da sabemos o que é procrastinar, entendemos a importância da motivação baseada em objetivos.

Esse tipo de motivação leva as pessoas a seguir sempre adiante, fazendo com que trabalhem duro por seus objetivos, o que significa que mais cedo ou mais tarde, eles realmente os alcançarão o que querem.

E quando o resultado acontece, uma dose única de dopamina é liberada, resultando em uma intensa emoção de alegria.

Porém, a questão é que é obtido a seguir é um fenômeno conhecido como adaptação hedônica. Isso faz com que as pessoas se acostumem inesperadamente a seus objetivos alcançados, e não busque por algo novo.

Motivação intrínseca

Quando as pessoas enxergam o objetivo em suas ações, particularmente quando realmente desejam realizá-las, uma das formas mais fortes de motivação surge, é chamada de motivação intrínseca baseada em jornada.

Esse tipo de motivação é inspirada no conceito de ter uma visão pessoal . Ao contrário de perseguir objetivos, uma visão pessoal é uma expressão de algo duradouro.

Procrastinação não é preguiça

Quando aprendemos o que é procrastinar, sabemos que ela não se trata de uma preguiça comum. Geralmente, os procrastinadores costumam adiar as coisas, deixá-los no último momento. Porém, a procrastinação não é sinônimo de preguiça.

Os indivíduos preguiçosos não fazem nada e estão bem com isso. Os procrastinadores, por outro lado, têm o desejo de realmente fazer algo, mas não sentem motivação para começar.

Dessa forma, orientamos a utilizar a palavra procrastinação em vez de usar os termos preguiça ou adiamento. Essa palavra cria uma descrição muito mais precisa da sua situação.

Relaxamento não é procrastinação

Depois de um dia duro de trabalho ou depois de uma trajetória a pessoa pode se relaxar um pouco e descansar.

A procrastinação não pode ser confundida com relaxamento. Pois o relaxamento recarrega as forças da pessoa. Por outro lado, a procrastinação trava a pessoa.

Dessa forma, quanto menos energia o indivíduo tem, mais estressado ou até deprimido poderá se tornar e maiores serão as chances de você adiar suas responsabilidades.

Trabalhar sob pressão

Quando sabemos o que é procrastinar aprendemos que essa situação independe também do ritmo e das condições de trabalho.

Algumas pessoas podem culpar o trabalho feito sob pressão como uma das principais causas da procrastinação. Porém, estudos científicos mostram que o oposto é verdadeiro. Adiar as coisas até o último momento cria um terreno fértil para estresse, culpa e ineficácia.

Receber a urgência para a realização de uma tarefa cria uma nova hierarquia de atividades na mente e no ambiente de trabalho.

O que fazer?

É possível parar de procrastinar. Principalmente, quando o indivíduo possui autodisciplina, motivação, planejamento e gestão de tempo.

É fundamental mudar a rotina diária, seus hábitos, padrões de pensamento e modelos mentais. Sempre evite informações inúteis. armazenado em sua memória sem nunca ajudá-lo no dia a dia.

A visão pessoal

Melhorar a visão pessoal é fundamental. Ela é uma importante ferramenta para superar esse tipo de situação criada pela procrastinação.

A visão pessoal ajuda você a concentrar seus esforços nas atividades certas e definir prioridades para evitar alternar continuamente entre as ações.

Dessa forma você pode compreender o que realmente o motiva, assim será capaz de manter sua disciplina e tirar o máximo proveito de cada dia. 

O que eu posso fazer hoje?

Reorganize a sua lista de tarefas. Excesso de longas listas com atividades acumuladas podem gerar procrastinação.

Utilize o método “To do Day”, priorizando as tarefas que devem ser feitas no dia de hoje e não podem ser adiadas. Esse método ajuda a realizar as tarefas mais importantes e urgentes todos os dias, além de ajudá-lo a priorizar o trabalho dentro do cronograma.

Full Stack
FullStack

Mude seus hábitos

Mudar de caminhos, direção e evitar manias ajuda bastante a começar a mudar seus hábitos.

Aprender novos hábitos é, portanto, muito importante. Você pode fazer uma lista de hábitos para realizar novos cursos, buscar novos trabalhos ou até mesmo melhorar sua postura na empresa onde trabalha.

Os novos hábitos podem também melhorar a sua alimentação e sua saúde como um todo, gerando resultados em diferentes áreas.

Conclusão

Portanto Stacker, quando aprendemos o que é procrastinar, percebemos que essa situação não deve ser confundida com preguiça ou estresse inicial de qualquer forma.

O ser humano pode experimentar, através da procrastinação, a perda de tempo, o acúmulo de tarefas, sentimento de vazio, perda de motivação e perda de resultados.

Como consequência, a procrastinação pode resultar em estresse, sentimento de culpa e crise, perda severa de produtividade pessoal, bem como desaprovação comercial e social por não cumprir responsabilidades dentro do prazo.

Fique de olho em sua rotina, eu mesmo passei e não vou mentir tem horas que ainda passo.

Me diz uma coisa, você quer aprender mais sobre Front end? Baixe nosso Material Gratuito ou aprenda mais sobre html no youtube.

Deixe suas perguntas ai nos comentários que irei responder, e até a próxima forte abraço!

Summary
O que é procrastinar? Cuidado é uma 💩, veja dicas para evita-la.
Article Name
O que é procrastinar? Cuidado é uma 💩, veja dicas para evita-la.
Description
O que é procrastinar? Inicialmente, podemos afirmar que a procrastinação refere-se a uma postura e conjunto de atitudes. Clique aqui vem ver mais sobre!
Author
Publisher Name
Vida FullStack
Publisher Logo
Share This