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A psicologia das cores ajuda a enfatizar conceitos, mensagens e ativar emoções nas pessoas. Ela é muito usada nas áreas de design, comunicação e estratégias de marketing.
Atualmente, profissionais de várias áreas usam esse conhecimento para criar sensações cromáticas. Existe a consciência que cada cor possa emitir emoções específicas para completar cada tipo de mensagem para determinado público.
A indústria que produz produtos e serviços usa as cores como elemento visual de destaque para o posicionamento da marca e divulgação de seus produtos.
No processo de persuasão, a cor cumpre uma missão importante podendo influenciar positivamente os consumidores.
A psicologia das cores
Entendemos essa área de conhecimento como uma área que envolve pesquisa e aplicação de conceitos a respeito da percepção do cérebro humano no processo de identificação das cores e, ao mesmo tempo, sobre as sensações envolvidas.
É importante pesquisar e saber utilizar a psicologia das cores, pois ela é fundamental no processo de construção da imagem e da gestão de marca da empresa.
Considerando que cada tipo de cor pode produzir sensações e percepções no ser humano, essa psicologia é introduzida de forma teórica e pragmática usada pelos setores de marketing de uma empresa.
Funções das cores
A partir desse entendimento, podemos afirmar que as principais funções desse tipo de psicologia perceptiva é trabalhar no processo de identificação das melhores cores que podem ser inseridas nos produtos e serviços de uma determinada empresa e, principalmente, na comunicação e nas ações promocionais da marca.
Afirmamos que a psicologia das cores é uma área fundamental, pois ela estuda, planeja, identifica, seleciona e aplica as cores certas que poderão fortalecer a imagem da empresa e da sua marca no mercado.
Numa visão mais simplificada, ela indica as cores que melhor posicionam a marca e o produto da empresa para o consumidor.
Quando falamos em produto, podemos lembrar que a relação marca e produto é identificado pelo cliente através do logotipo e do produto.
O logo e as cores que identificam a marca se fazem na embalagem, no material promocional, visual e demais tipos de materiais que chamam a atenção do cliente com ofertas e informações.
A estrutura da imagem de uma empresa é composta por vários elementos, e a cor é um desses elementos primordiais, pois ela tem a capacidade de criar emoções e atratividade.
Exemplos de aplicação
A psicologia das cores trabalha muito com a associação, por exemplo, quando uma pessoa sente fome ela pensa, na maioria dos casos, em alimentos quentes relacionados às marcas que usam logomarcas nas cores vermelha, amarela e preta que sugerem força e temperatura.
As montadoras de carros, revendedoras e locadoras de veículos utilizam muito as cores que mais usadas nos carros, como a cor vermelha escura e clara, azul escuro, platinado e branco.
O carro preto também é muito usado e, geralmente, é o modelo mais caro, sendo essa cor também inserida em diferentes logos de concessionárias.
O mercado
No mercado, além da percepção do cliente, a empresa busca se manter na memória de seu público-alvo e da sociedade como um todo para criar credibilidade e respeito.
Para ficar na mente das pessoas é importante transmitir forma, qualidade, eficiência e outros valores que podem ser identificados também através das cores.
Enfatizamos que as cores transmitem emoções, lembranças, mensagens e informações.
No mercado, quando analisamos linhas de produtos e produtos de um mesmo segmento, percebemos que certas empresas, muitas vezes, imitam cores de seus concorrentes para obter uma taxa de similaridade no mercado.
Se o líder de vendas de sabão em pó usa as cores azul, verde e branca, os concorrentes também usam cores parecidas.
É aconselhável que uma empresa nascente ou em fase de crescimento escolher o seu próprio padrão de cores de posicionamento de imagem.
Isso ajuda a criar diferenciação de mercado e de produtos na mente do consumidor. Esse fator deve ser levantado nos planejamentos que envolvem o estilo de design e de seleção de cores.
Quando a mesma empresa amplia sua linha de produtos e lança novos produtos sob a mesma marca, ela pode criar vários produtos usando a mesma marca. Podemos lembrar o exemplo clássico dos biscoitos recheados, o de morango usa cores branca e vermelha e o de chocolate usa cores marrom e preta.
A importância da cor
A empresa em seu planejamento estratégico deve realizar a escolha da cor certa, para inserir fundamentos sólidos no processo de percepção de seus clientes.
O planejamento de gestão de marca e de seus atributos são importantes para o sucesso do produto e da marca.
Quando a empresa comete erros na escolha de uma cor para marca, ela pode ter perdas de vendas e de aceitação tendo que refazer todo o projeto de gestão de marcas e, em certos casos, ter que refazer todas as embalagens e demais materiais promocionais.
Além da parte impressa, a informação digital também envolver o uso correto das cores no website ( em html ) oficial da empresa, nos vídeos institucionais, nos comerciais, aplicativos e outros tipos de conteúdos que estarão acessíveis na internet.
Sabemos que a informação digital está na palma da mão do cliente que está conectado 24 horas por dia através do smartphone, acrescentando o tempo de uso do computador pessoal.
Portanto, a cor também é importante na sua aplicação em produtos e conteúdos digitais. Para as novas gerações não há diferença entre mundo digital e mundo virtual.
A partir dos aspectos do marketing tradicional e digital, a cor é importante no material impresso e digital, estando presente também nos pontos de venda, no ambiente de eventos e em outras situações.
A aprovação das cores
A partir de uma pesquisa de mercado bem realizada, o departamento de marketing e a equipe de branding (gestão de marcas) deve eleger os melhores componentes da marca e da identificação do produto.
Escolher a cor correta é fundamental, como já dito antes, mas, antes de sua aplicação definitiva, a empresa pode realizar um teste de mercado selecionando uma ou duas cidades para oferecer o seu produto ou serviço gratuitamente para estudar a percepção e o nível de aceitação do consumidor.
Nessa etapa teste, caso seja necessário trocar logo, fontes e cores, o custo de alteração ou adaptação será menos custoso para a empresa.
Portanto, os profissionais das mais áreas de marketing e comunicação da empresa consideram muito o significado das cores no momento de aplicar as cores em cada tipo de material selecionado na gestão de marcas.
O consumidor
Geralmente, o consumidor não tem noção do nível de pesquisa e discussão que a escolha das cores podem gerar entre os profissionais que trabalham a favor da imagem e do marketing de uma empresa e seus produtos.
O consumidor, no ponto de venda, procura qualidade, acessibilidade e preço justo, porém os demais atributos psicológicos influenciam na sua escolha sem ele perceber.
Por exemplo, ao lembrar das marcas, logos e produtos mais famosos, o que vem na nossa mente? Quando falamos em produtos para o cabelo, imediatamente nos vem na mente as cores roxa e vermelha presentes nas caixas de tinturas ou cor branca ou dourada presente nas embalagens de shampoo.
No caso das tinturas, as cores mais fortes tentam transmitir para o consumidor que ele irá brilhar igual uma estrela numa festa ao utilizar aquela tintura muito divulgada pelas atrizes e modelos de sucesso.
Podemos entender que os consumidores estão acostumados a criar associação com as cores presentes em determinados tipos de produtos que produzem comportamento e necessidades, mas, sobretudo, atiçam os desejos de cada um.
Qual é o desejo de uma mulher que escolhe uma tintura para o seu cabelo? Ficar bonita, agradar o parceiro, chamar mais atenção do que as outras mulheres, ser destaque na festa e ser admirada.
Agora, qual é a necessidade de uma mulher ao escolher uma tintura para o seu cabelo? Cobrir os cabelos brancos, obter mais brilho, tratar o tecido capilar, produzir uma nova aparência e se sentir melhor perante o espelho.
Essa é a diferença básica entre “necessidade” e “desejo” tão estudada no marketing e na comunicação de produtos.
Nas prateleiras, as caixinhas de tintura para cabelo competem para produzir a maior diferenciação perante os consumidores escolhendo as cores mais chamativas para simbolizar o sucesso que o cliente obterá consumindo o produto.
Com esse exemplo acima, podemos entender mais profundamente a função da psicologia das cores no contexto das necessidades desejos dos clientes.
A escolha do consumidor
Por isso torna-se fundamental que o produto e a marca estejam utilizando a marca certa para estimular a escolha do consumidor. Essa área de conhecimento psicológico e de branding deve ser utilizado o tempo todo na empresa e no projeto de negócio.
Esses detalhes influenciam no posicionamento da marca e do produto envolve por envolver a percepção do cliente em relação à decisão de compra.
Dessa forma a cor exerce atração visual e a percepção no nível da identificação e ativação de comportamentos. O reconhecimento de uma necessidade e desejo gera comportamento e decisão de compra por parte do consumidor.
Portanto, a cor resume a função da marca e do produto, os seus benefícios e valores direcionados para atender as necessidades e expectativas do consumidor no mercado.
O branding e as cores
Devemos lembrar que o branding significa “gestão de marca”, ele trabalha nas ações referentes à imagem da empresa e de seus produtos e serviços.
Nesse setor, os profissionais de marketing, design e comunicação atuam para a criação e aprovação do desenho, logotipo, cores, formato de embalagem, qualidade de impressão, acessibilidade e informações do projeto que, quando aplicados, informarão ao consumidor, ativando o consumo e posicionando a marca.
O branding trabalha forte para construir a melhor solução de imagem para a imagem da empresa e para criar o envolvimento com os clientes.
Imagine, por exemplo, o duro trabalho de escolher as cores certas para uma embalagem de suco de limão, é fácil, basta escolher a cor verde e colocar essa cor escolhida como fundo por detrás da marca ou do nome do produto. Mas qual seria a cor verde escolhida? O verde bandeira? O verde escuro? O verde opaco?
Se existem muitos refrigerantes de limão no mercado, na próxima vez que entrar no supermercado compare o tipo de cor verde utilizada nas marcas “Sprite”, “Schweppes”, “Dolly” e “Toby”. Independente do preço, do posicionamento de cada produto nas prateleiras e da estratégia de vendas de cada marca, o verde não é igual.
Essa diferenciação no uso da mesma cor em marcas concorrentes busca informar para o cliente que o sabor do “Sprite” não é igual ao do “Schweppes”, mesmo que ambos sejam feitos de limão, tenham preços similares e qualidade similar.
Voltando ao exemplo do sabão em pó, imagine se as caixas ou saquinhos de sabão em pó (ou detergente em pó) fossem impressos nas cores cinza e pretas… Ninguém compraria, pois essas cores simbolizam sujeira no setor de limpeza.
Considerando que a empresa pode ser pequena, média ou grande, saber decidir sobre a utilização de determinado design e cor é fundamental para o empresário que precisa gerar identificação e diferenciação a partir das cores e outros componentes visuais de marca e produtos.
O comportamento do consumidor perante as cores
Quando aplicamos os fundamentos da psicologia das cores, os profissionais pesquisam sobre o mercado, as necessidades e desejos do consumidor, como especificados acima.
A seleção das cores certas seguem, basicamente, esse caminho. Como declara o publicitário e editor Fernando Rebouças: “as cores criam a alma para as formas e fortalecem a identidade de objetos identificáveis, visando traduzir as necessidades, desejos e intenções de compra do cliente”.
Esses objetos podem ser comerciais, institucionais ou aplicados para o terceiro setor (ONG e OSCIP).
Dessa forma, a psicologia das cores ajuda a identificar as influências visuais e emocionais que cada cor pode provocar no consumidor.
No âmbito geral, em relação ao comportamento do consumidor, a cor pode influenciar no estilo de roupa, na cor do ambiente e nas embalagens dos produtos.
Cada tipo cromático pode oferecer a capacidade de ativar o lado emocional e mental do consumidor.
O significado das cores na marca
Segundo Kotler, uma Marca é um nome, termo, símbolo, desenho ou uma contribuição desses elementos que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los da concorrência. E as cores estão presentes nesse imenso conjunto de geração de valor e posicionamento da imagem.
A seguir descrevemos os significados de cores mais utilizadas, formalmente, porém a sua aplicação depende da intenção de cada tipo de estratégia de marketing.
A cor azul
A cor azul costuma ser cor preferida tanto do público masculino quanto do feminino. Ela transmite sensações de segurança e confiança.
É fria, nos países tropicais azul pode causar a impressão de frescor e leveza.
A cor vermelha
Considerada uma cor mais quente e carregada emocionalmente. Pode expressar valores opostos do bem e do mal, como o amor e a guerra.
A cor amarela
É uma cor que transmite alegria. Simboliza jovialidade, sentimento lúdico, recreação e otimismo. É também funcional quando utilizada para alertar sobre os perigos por meio de sinalizações de trânsito.
Por exemplo, preto sobre amarelo são os sinais de advertência para materiais venenosos, explosivos e radioativos.
A cor verde
Essa cor simboliza saúde, limpeza, natureza, vida. Podendo abranger do saudável, de tudo que cresce, oposto do murcho e seco.
Enquanto que o vermelho significa o quente, o azul é o frio. O verde emite uma temperatura agradável.
A cor laranja
A cor laranja é mais presente do que pensamos, nem sempre está presente em todos os produtos, mas é encontrada muito além das garrafas de refrigerante de laranja.
Na religião budista, a cor laranja representa o símbolo de iluminação, representando o grau supremo de perfeição.
Podemos citar o filme “Laranja Mecânica” que, independente da conotação da história em si, usa muito essa cor nos ambientes do filmes.
Essa cor transmite o lúdico, diversão e sociabilidade. Ela pode ser usada para gerar sentimento de desejo, conforto, calor, energia, estimulante, saúde, recreação, sociável, amigável, alegria, diversão, lúdico, cítrico, entusiasmo, fertilidade, vibração, entre outros.
A cor violeta
Oriunda da mistura do vermelho com azul, a violeta ou lilás são raros na natureza, mas simboliza força de espiritualidade e sensualidade.
A cor violeta é utilizada, na Igreja Católica, pelos bispos e de prelados em suas batinas, simbolizando a humildade cristã. O violeta também pode simbolizar a cor da vaidade e dos pecados ligados à beleza.
Numa visão geral, essa cor pode simbolizar emoções de enterro, alquimia, engano, miséria, calma, dignidade, controle, violência, agressão, furto, humildade, recato, penitência, poder, luxo, nobreza, teologia, magia, extravagância, vaidade, sedução, sexualidade, erotismo, imoralidade.
Outras cores
Outras cores podem ser utilizadas em embalagens considerando somente a cor do produto. Nas embalagens de chocolate, por exemplo, as cores preta e marrom são muito usadas para criar referência à cor do próprio produto.
Nas mesmas embalagens de chocolate, encontramos a cor amarela na marca “Garoto” que utiliza o amarelo para transmitir alegria, força e o otimismo que o chocolate gera em seu prazer de degustação.
Cores mais claras são muito usadas em produtos de limpeza, beleza, higiene pessoal e perfumes para simbolizar suavidade. Todos esses aspectos são estudados na psicologia das cores.
Compreensão geral das cores
Compreendemos essa área de conhecimento, como uma área de pesquisa, percepção e pragmática. As percepções são carregadas de emoções e identificação de signos.
Cada cor precisa estar no seu lugar certo para ativar a percepção do cérebro humano no processo de identificação das cores e demais sensações envolvidas.
Os profissionais de branding, marketing e comunicação pesquisam sobre a utilização de cores, principalmente, para a construção da imagem e da gestão de marca da empresa.
A cor tem a capacidade de produzir sensações e percepções no ser humano, esse conhecimento deve ser bem utilizado para evitar perdas de mercado.
Quando obtemos o entendimento na associação afetiva e mental do consumidor, entendemos a função das cores no processo de identificação das melhores cores que podem ser inseridas nos produtos e serviços enfatizando a marca e posicionamento da empresa.
O posicionamento está ligado aos esforços do setor de comunicação e nas ações promocionais da marca. Lembramos que a psicologia das cores estuda, planeja, identifica, seleciona e aplica as cores certas visando o fortalecimento da imagem da empresa e da sua marca no mercado.
Simplificando, esse conhecimento psicológico ajuda a indicar as cores que melhor posicionam a marca e o produto da empresa para o consumidor considerando suas necessidades, desejos e emoções.
Existem a relação marca e produto é identificado pelo cliente através do logotipo e do produto impresso nos produtos com cores e formas que fazem parte de sua percepção emocional.
Principalmente, a cor fortalece a presença da embalagem e do material promocional no ponto de venda, enfatizando o caráter visual e de demais tipos de materiais que precisam chamar a atenção do cliente, principalmente, no ponto de venda.
Conclusão
Neste artigo, falamos também da relação entre o logo e as cores que produzem o poder de identificação e o processo de associação pertencentes à estrutura da imagem de uma empresa é composta por vários elementos como referidos por Philip Kotler.
A cor é um dos elementos primordiais na composição da imagem de uma empresa, pois ela tem a capacidade de criar emoções e atração pelo produto e pelo serviço.
Ela trabalha como um dos elementos de apelo de identificação, escolha e compra por parte do consumidor.
Portanto, a psicologia das cores sempre deve ser usada para trabalhar para gerar emoções e associação, principalmente, para atrair consumidores que compram sem pensar muito ou que pensam através das percepções para comprar.
As cores estão presentes em empresas de carros, alimentos, roupas, moda de alta costura, mídia, eletrônicos, saúde, higiene pessoal, transporte e viagens, no segmento masculino e feminino, fast food, informação impressa e digital e demais tipos de produtos e serviços.
Afinal, basta olhar ao redor, que as cores estarão lá presentes gerando ideias, sentimentos, visão e emoções para compor o dia a dia de todas as pessoas.
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