Você tem dúvidas se deve escolher Wix ou WordPress?

Para quem não quer desenvolver um site utilizando arquivos offline em seu próprio computador, fica na dúvida entre o Wix ou WordPress na aplicação de desenvolvimento de sites e conteúdos na internet.

Wix ou WordPress
Wix ou WordPress

O Wix é uma marca de uma plataforma online que projeta sites através de ações práticas que permite o “arrasta solta” e redefinição de aparências e laytouts.

O wordpress é um software que pode ser instalado na raiz do servidor do site, mas que exige mais conhecimentos em PHP caso o usuário precise personalizar o design do site. Podendo o wordpress ser utilizado em sua versão gratuita sem uso de servidor próprio ou domínio personalizado.

Wix ou WordPress
Wix ou WordPress

Wix ou WordPress?

Wix sempre faz campanhas publicitárias massivas no ambiente online para atrair a atenção de potenciais consumidores de suas ferramentas gratuitas e pagas.

O WordPress é similar a um programa que pode receber códigos de programação para personalização de sistemas de postagens, design e inclusão de plugins que otimizam ações de forma automática para postagens, audiência e otimização.

Enquanto que a Wix joga pesado em divulgação, o WordPress é popular entre programadores e usuários nerds.

Jornada Frontend

Qual plataforma utilizar?

Para o público leigo, o Wix apresenta um painel de controle e uma acessibilidade mais simplificada, Todo o ambiente de construção do site é baseado em funções de arrastar e soltar de forma intuitiva, o que facilita a vida de iniciantes e leigos em construção de sites.

Porém, caso o usuário queira utilizar o Wix para rodar um domínio próprio e utilizar mais recursos internos personalizado é necessário pagar um dos planos vendidos pela Wix.

A Wix possui o App Market que oferecem soluções para cada tipo de necessidade do cliente, e cada solução pode ser instalada com um simples clique.

O WordPress, principalmente, nos últimos tempos, também possui um dashboard (ambiente de postagens e controle) simplificada, mas é um pouco mais difícil de ser instalado e integrado. A versão gratuita do WordPress que não exige, inicialmente, o uso de domínio próprio, é parecida com o Blogger da Google, permitindo postar textos e escolher layouts prontos dispensando a instalação de plugins e linguagens em PHP.

Porém, quando você instala o WordPress completo na raiz do servidor, muitas vezes é necessário ter um conhecimento mínimo em técnicas de configuração, gerando a necessidade de assistir tutoriais para aprender a instalar o WordPress e personalizá-lo.

Em casos de erros que possam ocorrer no WordPress, o site pode virar uma dor de cabeça.

Portanto, entre Wix ou WordPress, é necessário verificar o nível de conhecimento técnico que o usuário possui e qual perfil de site e conteúdo o usuário pretende utilizar.

Ahhhh, antes que eu esqueça no youtube montei um curso básico de HTML5 e lá você também vai encontrar vários outros tutoriais, acessa lá!

1 – Design na elaboração do site

Wix ou WordPress
Wix ou WordPress

Em média, a plataforma Wix apresenta 300 templates gratuitos com elegância distribuídos por categorias como gastronomia, restaurante, comunicação, tecnologia, mobile, música, artes, negócios, entre outros.

O Wix ainda carece de design de layouts responsivos, ou seja, o site não se adapta facilmente à visualização em diferentes telas. Porém, recentemente, a Wix começou a oferecer alguns layouts responsivos e a ferramenta Wix Code que permite a inclusão de JavaScript e APIs no site.

Já o WordPress oferece templates, praticamente prontos e responsivos que também podem ser personalizados visualmente ou através de códigos CSS e HTML.

Para quem instala o WordPress na raiz do servidor consegue instalar layouts e plugins de forma integrada sem pagar pela maioria dos layouts, mas quem utiliza plataforma gratuita do WordPress e decide ter um domínio próprio e acesso às ferramentas profissionais sem utilizar um servidor de hospedagem próprio poderá escolher sobre os diferentes planos e produtos oferecidos pelo WordPress.

As características de cada plataforma pode ajudar a escolher o Wix ou o WordPress. Geralmente, o Wix é indicado para iniciantes que não possuem suporte e pouco conhecem códigos de configuração de sites.

2 – Loja virtual

Wix ou WordPress
Wix ou WordPress

Na hora de lançar um e-commerce na internet, entre Wix ou WordPress, a plataforma do Wix, por exemplo, oferece o serviço de loja virtual pré programada visualmente.

Porém, mesmo sendo uma loja virtual bonita, o Wix apresenta desvantagens como opções de frete e impostos sobre produtos, apesar do usuário ter acesso a opções de pagamento para oferecer aos clientes.

Por outro lado, ao utilizar o WordPress, o usuário consegue evitar certos obstáculos com o uso de plugins que podem ser baixados e instalados dentro do próprio WordPress.

O WordPress oferece, por exemplo, o plugin WooCommerce que permite personalizar uma loja com o uso de poucos códigos. O plugin é gratuito para quem utilizar o WP (WordPress) em seu próprio servidor com domínio particular. Caso precise de recursos extras é possível pagar por mais funcionalidades.

3 – Otimização de conteúdo

Wix ou WordPress
Wix ou WordPress

Para otimização de conteúdo através de estratégias de SEO, o usuário pode ficar na dúvida entre Wix ou WordPress. A plataforma Wix permite alterar o título da página e os atributos, vários estilos de cabeçalho, entre outras possibilidades.

Por outro lado, a plataforma Wix nomeia as imagens automaticamente depois do upload, o que prejudica o SEO para imagens em sites que buscam melhores posições no Google.

A plataforma WordPress oferece mais opções em seu sistema original, porém recomenda-se adicionar plugin para usar recursos completos de SEO. Por exemplo, o Yoast SEO para destacar palavras-chave, além do Google Analyticator para integrar o site ao Google Analytics.

4 – Criar um blog com Wix ou WordPress

Wix ou WordPress
Wix ou WordPress

É possível criar blogs com as duas plataformas, porém o Wordpress é mais conhecido e utilizado nesse segmento. O Wix apresenta opções eficazes para organizar e publicar um blog profissional.

O Wix permite a criação de categorias, tags, cronograma de posts e exibição de posts relacionados. Dentro do Wix o usuário pode escolher um título alternativo para os usuários de dispositivos móveis, mas o seu editor é muito simplificado e com ferramentas limitadas.

Através do Wix é permitido adicionar imagens, galerias, GIFs, vídeos. Porém, como dito acima o Wix não é indicado para blogueiros mais experientes e profissionais, sendo indicado para usuários iniciantes e de conhecimento médio em publicações digitais.

Para elaboração, edição e publicação de blogs o WordPress é indicado desde o início de sua existência para blogs por apresentar funções específicas para blogueiros como tags, categorias, fluxo RSS, etc.

No WordPress o visual do layout estará interligado com o tema, ou seja, certas categorias podem não funcionar se não forem alteradas manualmente no dashboard.

Se você tem dúvida entre Wix ou WordPress para elaboração de um blog, o WordPress é o mais indicado para blogueiros profissionais que buscam relevância de seus conteúdos no Google.

5 – Suporte online

Wix ou WordPress
Wix ou WordPress

Em nível de atendimento, a plataforma Wix oferece para o usuário suporte por telefone e fóruns de qualidade. A Wix também oferece artigos e tutoriais para iniciantes.

O WordPress não possui central de atendimento e nem suporte oficial. As dúvidas são tiradas através de fóruns públicos (um usuário ajuda o outro através de mensagens). O WordPress possui um sentido de comunidade, o risco é se basear em respostas erradas ou mal interpretadas.

6 – Plugins e aplicativos

Wix ou WordPress
Wix ou WordPress

Na dúvida entre Wix ou WordPress, a Wix em nível de aplicativos e plugins apresenta o App Market, no qual a plataforma oferece cerca de 250 aplicativos gratuitos ou pagos para melhorar o site publicado usando a plataforma.

Os aplicativos da Wix possuem boa qualidade, por exemplo, podem ser usados para sistemas de reserva de hotel, galeria de imagens de fotógrafo e até mesmo para faturação empresarial.

Boa parte dos aplicativos foram criados pela própria Wix e outros desenvolvedores oficiais.

7 – Nível de conhecimento

Wix ou WordPress
Wix ou WordPress

Para blogueiros mais experientes, o WordPress, tradicionalmente, é conhecido pelos seus plugins. Existem milhares de plugins que podem adaptar e corrigir situações específicas para o uso e apresentação das postagens na internet.

Em média, na busca interna no sistema do WordPress, alguns plugins são gratuitos e outros podem custar uma certa grana para ativação e instalação. Alguns plugins são instalados e automatizado automaticamente, outros podem precisar de configuração interna.

O WordPress é gratuito?

Assim como o Wix, o WordPress possui versão gratuita para publicação simplificada, versão instalável em servidor particular de hospedagem e na sua versão gratuita ele oferece planos de compra de domínios personalizados e acesso às ferramentas internas.

Portanto, dependendo das necessidades do cliente, o Wordpress pode gerar custos.

Utilização do Wix ou WordPress

O WordPress oferece solução eficaz evolutiva com o tempo, porém exige certo nível de conhecimento técnico para personalização completa de seus layouts e funcionalidades.

Se o seu projeto precisa diretamente de recursos complexos, o WordPress é a única solução para criar um site ou blog poderoso responsivo e otimizado. Por outro lado, o Wix possui ambiente inteligível e é mais adaptável para usuários com menor nível de conhecimento técnico.

Os aplicativos dedicados para os profissionais também fazem da Wix plataforma útil com boa saída para a empresa e projeto. Para iniciantes, a Wix é muito fácil, apresenta a função de arrastar/soltar e um suporte técnico eficiente.

Entre Wix ou WordPress, é importante ter em mente que o Wix é um bom construtor de sites enquanto que o WordPress é um dos principais CMS’s do mercado digital.

O que escolher?

Entre Wix ou WordPress, o usuário deve escolher considerando a facilidade de uso, gerenciamento de site, performance, segurança e personalização.

É importante enxergar as diferenças entre as duas plataformas, como apresentadas neste artigo, e também conhecer os objetivos de seu site e blog, qual conteúdo irá veicular e qual público pretende atingir.

Lembrando que a procura por essas plataformas cresceu bastante, por permitirem criar sites sem conhecer muito programação. Mas o usuário terá r algumas limitações ao utilizar um construtor de sites como o Wix.

Mesmo exigindo mais experiência e conhecimento técnico, o Wordpress possui mais ferramentas e amplo Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS).

O WordPress propicia o gerenciamento e criação de um longo catálogo de conteúdos e layout, com as ferramentas para criar um site e blog. O Wix propicia elaborar sites e blogs sem adição de codificação.

Uso de domínio próprio

Com o Wix ou WordPress o usuário pode sair da plataforma gratuita e utilizar a versão paga e completa. No caso do WordPress, por exemplo, para utilizá-lo em sua total capacidade o usuário precisará contratar um servidor particular para instalar o WordPress, ou seja, será necessário comprar um plano de hospedagem para hospedar o site utilizando o WordPress.

O Wix, por ser um construtor de sites é uma plataforma hosted, mesmo na versão paga, o site ficará armazenado nos servidores internos da Wix.

Benefícios do WordPress

O WordPress por ser um gerenciador de conteúdo é muito utilizado por profissionais e não profissionais, o WordPress é utilizado por mais de 60% do mercado de softwares CMS e cerca de 30% de toda a internet no mundo.

O WordPress facilidade para de instalação, uso e gerenciamento. Permite inúmeras possibilidades de customização de layouts com instalação de plugins. No segmento de CMS o WordPress concorre com outros como Joomla, Drupal e Magento.

O WordPress agrega benefícios também à estratégia de vendas e de marketing digital da empresa permitindo criar site, blog e e-commerce de forma profissional.

Em tempos de transformação digital, as empresas precisam conquistar o seu espaço no universo digital. Atualmente, a tecnologia influencia nas ações de marketing digital. O sistema existente no WordPress ajuda bastantes nos processos de uma estratégia digital.

Benefícios do Wix

O Wix apresenta ótima qualidade de design e formatação de conteúdo para usuários de diferentes níveis de conhecimento. Apresenta bons serviços e permite construir bons sites mesmo utilizando modelos gratuitos.

O Wix apresenta muitos serviços online, a necessidade de contratar um plano de hospedagem é dispensada. Isso pode ser uma solução para quem tem pouca verba para investir.

Site responsivo

O site responsivo é aquele que se adapta à diferentes tipos de formatos de tela. O WordPress apresenta maior número de layouts responsivos que se adaptam mais facilmente à diferentes dispositivos.

O WordPress também permite aos usuários mais avançados a inclusão de linguagem de codificação para aprimorar a personalização do mesmo para diferentes tamanhos de tela.

Nos últimos tempos, o Wordpress em sua versão paga e gratuita tornou-se mais fácil de ser utilizado por usuários com vários níveis de conhecimento.

Recentemente, o Wix começou a oferecer alguns layouts responsivos, principalmente, para e-commerce, porém não permite a alteração na codificação dos layouts .

Importância do site responsivo no Wix ou Wordpress

Sabemos que uma versão responsiva é essencial lembrando que o número de acesso à web via dispositivos móveis já ultrapassou o desktop (computador de mesa). Se determinado site não está otimizado para ser acessado smartphones e tablets, certamente está perdendo um percentual significativo de tráfego.

A capacidade de responsividade do site é um importante fator para posicionar o site nas buscas do Google. Isso melhora a experiência do usuário.

Utilidade para projetos e negócios

Dependendo da experiência da marca e do cliente, eleger o Wix ou WordPress ajudará a atrair mais visitantes para o site e posicionar melhor os produtos.

Para um blogueiro profissional, por exemplo, é mais indicado utilizar o WordPress com plugins que otimização de conteúdo e de postagens de textos. O WordPress permite a escolha e personalização rápida do layout e do design, alteração da cor de fundo, local de links e vários tipos de widgets.

Para um novo ou pequeno negócio, a melhor dica seja utilizar a plataforma Wix para criar e manter um site demonstrativo, ou seja, um site que resume todas as atividades da empresa e seus produtos.

Para a empresa que não possui conhecimento técnico para contratar uma hospedagem de servidor e cuidar das instalações internas, o Wix pode significar o primeiro e segundo passo para a criação do site, porém o Wix não permite o download completo da estrutura do site como o servidor permite.

Cada detalhe e necessidade do projeto e empresa precisam ser pensados na hora de decidir entre Wix ou WordPress.

Conclusão

Se você pretende fazer um site profissional você pode ficar na dúvida entre o Wix ou WordPress. Para quem não pode contratar um programador para redigir o código do site a solução poderá ser assinar um construtor de sites como o Wix ou instalar a plataforma WordPress na raiz do servidor.

Para abrir uma loja virtual no WordPress, por exemplo, o usuário talvez precise da ajuda de uma pessoa mais experiente para instalar plugins e acertar os detalhes da configuração da loja. Por outro lado, o Wix facilidade a construção da loja virtual visualmente dispensando conhecimentos em linguagem técnica.

Analise a expectativa do projeto, do conteúdo e da empresa. Mas tenha em mente, que o seu site nunca deverá parar na primeira versão de publicação e veiculação de conteúdo e produtos.

Todo tipo de site deve evoluir mantendo os internautas informados e sempre atraídos pelo conteúdo. Independente da plataforma escolhida, faça o melhor em seu site, busque ajuda, consulte pessoas mais experientes e analise as experiências já existentes na internet.

O compartilhamento de conhecimento é algo que sempre estará presente na internet e irá ajudar no projeto de seu site.

Me diz uma coisa, você quer aprender mais sobre Front end? Baixe nosso Material Gratuito ou aprenda mais sobre Front end no youtube.

Deixe suas perguntas ai nos comentários que irei responder, e até a próxima forte abraço!

Summary
Wix ou Wordpress? 7 dicas para escolher a melhor plataforma ⚡
Article Name
Wix ou Wordpress? 7 dicas para escolher a melhor plataforma ⚡
Description
Para quem não quer desenvolver um site utilizando arquivos offline em seu próprio computador, fica na dúvida entre o Wix ou Wordpress na criação de sites!
Author
Publisher Name
Vida FullStack
Publisher Logo
Share This