Geralmente, estudantes e desenvolvedores web sempre buscam saber a diferença entre front-end e back-end. Além das descrições técnicas, esses termos se referem às práticas específicas de trabalho aplicado a serviços e configurações para a internet.

Atualmente, além das aulas presenciais, há diversos cursos on-line que ensinam Web design, Front end, Back end, entre outras áreas que sempre terão demanda no mercado digital.

Basicamente, a área de desenvolvimento de web se divide nesses tres termos, e neste artigo explicarei as diferenças entre ambos para você.  

Se você se interessou por HTML5, CSS3, JAVASCRIPT ou talvez um pouco de conhecimentos sobre NodeJs ( back end em Javascript ), mas não sabe ao certo qual caminho se aventurar, esse detalhamento prático é para você.

As diferenças entre front-end e back-end

Breve Resumo: O Front-end é conhecido como o lado de percepção do cliente e às vezes é considerado como “web design”. 

Breve Resumo: O Back-end da indústria web trabalha ao lado do servidor com banco de dados e a parte mais lógica do negócio. 

Porém, quando alguém diz que é um “desenvolvedor web”, está dizendo que trabalha no Front-end ou Back-end dos sites, hoje temos o termo chamado FullStack que trabalha dos dois lados.

Desenvolvedor Front-End

Podemos afirmar que o front-end de um site é a área com a qual os usuários interagem. Tudo o que o internauta enxerga e interage através do navegar pela Internet, de fontes e cores a menus e controles deslizantes, é uma combinação de HTML, CSS e JavaScript sendo controlada pelo navegador do seu computador.

Ahhhh, antes que eu esqueça no youtube montei um curso básico de HTML5 e lá você também vai encontrar vários outros tutoriais, acessa lá!

As habilidades e ferramentas

Dessa maneira, podemos ressaltar que os desenvolvedores front-end são responsáveis ​​pelo código voltado para o usuário de um site e pela arquitetura de suas experiências imersivas.

Para atingir esses propósitos, os desenvolvedores front end devem saber as três linguagens web principais:

– HTML;

– CSS;

– JavaScript;

Outras estruturas

Os desenvolvedores, além de dominar HTML, CSS e JavaScript, precisam estar familiarizados com estruturas como Bootstrap, Foundation, Angular, ReactJs, entre outros.

Essas estruturas garantem um conteúdo atraente, independentemente do dispositivo, e bibliotecas como jQuery e LESS, que são muito úteis e que economiza tempo no desenvolvimento.

Listas de desenvolvedor

Determinados conhecimentos de trabalho de desenvolvedor front-end também é entender como funciona o “Ajax”, uma técnica super magica usada para usar Javascript que permite que as páginas sejam carregadas dinamicamente ao baixar dados do servidor em segundo plano.

O que o desenvolvedor faz?

Em seu conceito inicial e sem delongas, o desenvolvedor front-end é responsável por inserir o visual no site feito pelas áreas de design, UI e UX.

Dando vida ao projeto para que o cliente final tenha um resultado Magico!

FRONT END
FRONT END

As ferramentas

Ao utilizar as ferramentas certas, o desenvolvedor ajuda as equipes de designers e experiência de usuários para gerar modelos, desde o desenvolvimento até a entrega do projeto.

Solução de problemas

Na maioria dos casos, os desenvolvedores de front end podem identificar com precisão problemas específicos na experiência do usuário e fornecer recomendações e soluções codificadas para influenciar o design.

Lembramos que é fazer uma parceria fluida com outras equipes da empresa para entender metas, necessidades e oportunidades específicas e, em seguida, executar os B.O para cada objetivo de projeto.

Responsabilidades

O desenvolvedor precisa ser técnico e comunicativo, tendo capacidade para interagir com as equipes assim solucionando problema no código.

A missão do Front end é deixar toda a parte “Bonita do site” funcionando tendo como missão de poder impactar a interface do usuário, os aspectos de um aplicativo ou site com os quais o usuário interage e acessa.

A maior prioridade é de longe ser muito bom em gostar de resolver problemas e com isso dominar Html, css e Js ( e seus frameworks ).

Traduzir códigos em estilos

Todo o aspecto visual e interativo de um site depende de um conjunto de código estruturado. Esses códigos podem ser redigidos em HTML, CSS e JavaScript de forma individual ou combinada dependendo da necessidade cada projeto. 

A aparência de um site

Ao acessar um site, o usuário não tem consciência da complexidade que um site pode possuir. No projeto, o designer criou o logotipo e design, um fotógrafo tirou as fotos e um redator escreveu o texto.

E para suportar todas as imagens e conteúdos de forma segura e dinâmica, um desenvolvedor front-end reuniu todas essas peças, traduziu-as através de códigos para o projeto do site dialogar com a web e construiu a experiência que o usuário tem com cada página.

E o back-end?

Agora que você já sabe o que é front end, vamos falar um pouco sobre back end. No projeto, para tornar possível o projeto de um desenvolvedor de front-end e manter todos os dados armazenados, precisamos do trabalho do back-end.

Em seu conceito fundamental, o back-end apresenta o uso de um servidor, uma aplicação Web ( código exp.: NodeJs ) e um banco de dados.

Na prática, o desenvolvedor de back-end cria e mantém a tecnologia que alimenta os dados a serem utilizados no site e acessados pelo usuário.

As Tecnologias para o back-end

Para permitir que o servidor, o aplicativo e o banco de dados se comuniquem, os desenvolvedores de back-end utilizam linguagens do lado do servidor como NodeJs, PHP, Ruby, Python, Java e .Net para criar um aplicação que consomem dados do banco podemos usar ferramentas como como mongoDB, MySQL, Oracle e SQL Server, assim salvando ou alterando dados e enviando de volta ao usuário no código front-end.

Os desenvolvedores de back-end usam essas ferramentas para criar ou contribuir para aplicativos da Web com código limpo e bem documentado.

Porém, antes de escrever esse código, eles precisam colaborar com as partes interessadas da empresa para entender suas necessidades específicas, depois traduzi-las em requisitos técnicos e apresentar a solução mais eficaz e eficiente para arquitetar a tecnologia.

Para atuar no mercado de trabalho, os desenvolvedores da área de back-end devem possuir experiência ( não todas, mas inicie por uma ) como exp.: NodeJs usando express ou AdonisJs, vamos falar muito deles no Blog.

Desenvolvedor Full Stack

É o famoso cara que faz tudo tanto Front end ou Back end.

Aqui na prática, não existe uma distinção simplista entre desenvolvimento front-end e back-end. Geralmente, os desenvolvedores de front-end geralmente precisam aprender essas habilidades adicionais de back-end e vice-versa.

Se você quer se tornar um Dev Full Stack Aconselho ir para o Javascript pois atua tanto no Front end e no Back end.

O que é um desenvolvedor de Full Stack?

O objetivo é incentivar que desenvolvedor de full Stack possa trabalhar de forma multifuncional tanto no front-end e no back-end.

Na prática, ter amplo conhecimento permite ao profissional atuar de modo mais profundo no servidor do cliente, gerando mais oportunidades em sua carreira.

Um exemplo bem cafona:
Se fosse um cozinheiro “full“, ele deveria cozinhar, assar e servir ao mesmo tempo. No mundo da informática, o desenvolvedor Full Stack faz isso.

Full Stack
Full Stack

Mas olha já vou falando para não te iludir, não se desespere primeiro aprenda muito de de front ou de back end para partir para desenvolvimento Full Stack.

Conclusão

Fala Stacker, portanto não importa o tipo de desenvolvimento que o profissional está pensando em buscar para a sua formação. Sabemos que as habilidades leves como atenção aos detalhes, capacidade de aprender rapidamente, capacidade de resolver problemas com eficiência e comunicação forte o manterão em boa posição, além de ser bom nas linguagens de programação descritas acima no decorrer deste artigo.

Se você está iniciando ou ainda não sabe para onde ir, veja um pouco de cada área e depois foque em apenas uma. Assim te garanto que se tornará um ótimo profissional.

Deixe suas perguntas ai nos comentários que irei responder, e até a próxima forte abraço!

Me diz uma coisa, você quer aprender mais sobre Front end? Baixe nosso Material Gratuito ou aprenda mais sobre Front end no youtube.

Deixe suas perguntas ai nos comentários que irei responder, e até a próxima forte abraço!

Summary
O que é front end e back end? 🗾
Article Name
O que é front end e back end? 🗾
Description
O que é Front end e Back end? Sabe o que é? Ainda tem dúvidas? Então vem ver a diferença das áreas. Desenvolvedor Front end e Back end saíba mais [ AQUI ]
Author
Publisher Name
Vida FullStack
Publisher Logo
Share This