Você já ouviu falar em Progressive Web Apps? Caso a sua resposta seja não, com certeza você já viu ou já acessou algo parecido.

É comum usuários de internet móvel e fixa perceber um banner com o aviso “adicionar à tela inicial” e ao clicar o aplicativo é instalado em segundos.

Ao abrir o aplicativo que permanece em nossa área de apps, o usuário pode adquirir a mesma experiência de navegação no smartphone que já tinha no PC comum.

A partir de um aplicativo móvel proveniente de um aplicativo de web, o usuário acessa suas funcionalidades, mesmo em segundo plano, sem precisar ter de baixar o app de uma loja de aplicativos.

Neste texto explicarei melhor sobre as expectativas e funcionalidades básicas deste tipo de app para você ampliar ainda mais seus conhecimentos.

O que são Progressive Web Apps?

O PWA (Progressive Web App) é tipo de aplicativo que permite a instalação de um aplicativo através do navegador. Ele está disponível no smartphone como app nativo e pode funcionar offline. E hoje em dia já tem estudos para o PC.

O que o PWA faz?

O PWA refere-se a um tipo de aplicativo de web que utiliza recursos modernos da Web para fornecer uma experiência semelhante a um aplicativo para os usuários. 

Dessa forma, esses aplicativos são projetados para atender determinados requisitos e são hospedados em implantados em servidores, onde acessamos por URLs e o mais legal são indexados por mecanismos de busca como o Google.

O usuário pode implantar seu aplicativo como um PWA e um aplicativo nativo e aproveitar os dois canais, aproveitando uma experiência parecida com a que já tem na navegação de um PC.

Acesso

Esse tipo de aplicativo permite que o produtor enviar seu aplicativo não apenas para a loja de aplicativos, mas também implante na Web móvel como um PWA.

Definição técnica

Os Progressive Web Apps são programas editados e fornecidos diretamente pela web, sem utilizar as lojas de aplicativos para serem baixados como os demais.

Geralmente, é desenvolvido a partir de tecnologias genéricas da web, incluindo HTML , CSS e JavaScript.

Ahhhh, antes que eu esqueça no youtube montei um curso básico de HTML5 e lá você também vai encontrar vários outros tutoriais, acessa lá!

Progressive Web Apps?

Funcionalidades

Dentre suas funcionalidades, podemos destacar a possibilidade do PWA trabalhar offline, oferece notificações push e acesso ao hardware do dispositivo, permitindo criar experiências de usuário semelhantes a aplicativos nativos em computadores e dispositivos móveis.

Mas claro o navegador de nossos dispositivos vem evoluindo para chegarmos em bem mais próximo do mundo real de apps.

A utilização

Em sua utilização, na prática, funcionam como um tipo de página da web ou site conhecido como aplicativo da web, não sendo necessário que os desenvolvedores ou usuários instalem os aplicativos da web por meio da Apple App Store ou o Google Play.

O PWA é lento?

Os Progressive Web Apps costumam serem um pouco mais lentos, mesmo estando disponíveis para dispositivos móveis desde o início, eles geralmente são mais lentos em comparação com os demais aplicativos.

Mas sabemos que os celulares de hoje em dia estão melhores que até muitos computadores. Então pode ter certeza que isso já está em mudanças.

Progressive Web Apps?

Recursos

Apresentam menos recursos e menos usados ​​que os aplicativos nativos comuns. Por outro lado, oferecem a possibilidade de trabalhar offline, anteriormente disponível apenas para aplicativos nativos.

Quando executados em dispositivos móveis podem ter um desempenho muito mais rápido e fornecer mais recursos, diminuindo a lacuna com aplicativos nativos, além de serem portáteis nas plataformas de desktop e móvel.

A tecnologia

O PWA não se trata de uma nova estrutura ou tecnologia. Ele é feito a partir de linguagens comuns à web e, muitas vezes, com configuração simples.

Ele segue um conjunto de práticas recomendadas para fazer com que um aplicativo da Web funcione de maneira semelhante a um aplicativo de desktop ou móvel.

A sua simplicidade oferece experiência comum e perfeita através da qual o usuário não consiga perceber a diferença entre um aplicativo Web progressivo e um aplicativo móvel nativo.

A experiência

Os Progressive Web Apps oferecem experiências ao usuário por meio de aprimoramentos progressivos.

Geralmente, executa as mesmas funções em um novo iPhone ( ou Android ) do que em um iPhone ( ou Android ) de geração mais antiga. Certamente, alguns recursos podem não estar disponíveis, mas o aplicativo continua funcionando como deveria.

Especificações

Em suas especificações, o PWA deve apresentar diferentes detalhes como os seguintes:

1 – Progressivo

Ao ser progressivo ele atua para todos os usuários, independentemente da escolha do navegador, porque eles são criados com aprimoramento progressivo como princípio básico.

2 – Responsivo

Capaz de ajustar qualquer fator de forma, desktop, celular, tablet ou qualquer outro.

3 – Independente de conectividade

Aprimorado com funcionários de serviço para trabalhar offline ou em redes de baixa qualidade.

4 – Face de aplicativo

Utilize o design do aplicativo para fornecer navegação e interações no estilo de aplicativo.

5 – Atualização

Está sempre atualizado, graças ao processo de atualização do site ou negócio.

6 – Segurança

Ele é veiculado via HTTPS para evitar invasores e garantir que o conteúdo não foi violado.

7 – Detectável

Eles são identificáveis ​​como “aplicativos”, graças aos manifestos do W3C, permitindo que os mecanismos de pesquisa os encontrem dessa forma.

8 – Engajamento

O seu formato facilita o reengajamento por meio de recursos como notificações push. 

9 – Instalável

O seu modo de instalação permite que os usuários “mantenham” os aplicativos que acharem mais úteis na tela inicial, sem o incômodo de uma loja de aplicativos.

10 – Compartilhamento de links

Permite compartilhar facilmente através de um endereço comum de URL e não exige instalação completa.

O suporte offline

É raro encontrar na loja de aplicativo algum app que funcione offline. A configuração de um Progressive Web Apps permite a criação de aplicativos que trabalham offline, ou seja, mesmo sem conexão à Internet no aparelho.

Ele pode exibir uma mensagem “offline” adequada ou armazenando em cache os dados do aplicativo para fins de exibição.

Manifesto de aplicativo da Web

Um arquivo de manifesto do aplicativo deve descrever os recursos que seu aplicativo precisará.

Essa descrição inclui o nome exibido do aplicativo, os ícones e a tela inicial.

O manifesto instalado em seu index.html, os navegadores detectarão isso e carregarão os recursos para você.

Outros detalhes técnicos

Os PWAs não exigem agrupamento ou distribuição separados de determinados tipos de dados.

A publicação de um aplicativo Web progressivo é como seria para qualquer outra página da Web.

Os PWAs funcionam em qualquer navegador, mas os recursos são semelhantes aos dos aplicativos, como um componente independente da conectividade, permitindo instalar na tela inicial e enviar mensagens através do suporte do navegador.

Navegadores

Desde o mês de abril de 2018, os recursos dos PWAs são suportados em vários navegadores como Microsoft Edge , Google Chrome , Mozilla Firefox e Apple Safari. Outros navegadores poderão suportar os recursos necessários no futuro.

O mercado

Atualmente, diferentes empresas de desenvolvimento de aplicativos estão obtendo melhorias nas funcionalidades de seus apps e conquistando mais público.

Em certos casos o PWA pode ajudar a elevar conversões com visitantes e gerar receitas.

Origem

A origem do Progressive Web Apps é recente. No ano de 2015, o designer Francês Berriman e o engenheiro do Google Chrome, Alex Russell, cunharam o termo “aplicativos da web progressivos” termo em português.

Na ocasião, buscavam descrever os aplicativos que aproveitariam os novos recursos suportados pelos navegadores modernos, incluindo profissionais de serviço e manifestos de aplicativos da web.

O objetivo era permitir aos aos usuários atualizar aplicativos da web para aplicativos da web progressivos em seu sistema operacional nativo.

O Google e a Apple

Posteriormente, o Google aplicou esforços para desenvolver PWA para o sistema Android. Em 2017, tivemos a introdução de suporte do navegador Safari da Apple para o Progressive Web Apps, dessa forma, já no ano de 2017, o PWA era suportado nos dois sistemas operacionais móveis mais usados, Android e iOS.

No ano de 2019, esses tipos de aplicativos estavam disponíveis nos navegadores Microsoft Edge versão 10, no Google Chrome 11 e disponíveis para os sistemas Windows, macOS , Chrome OS e Linux.

Conclusão

Fala Stacker, portanto, é uma nova estrutura de aplicativo que pode ser baixado direto do navegador e pode ser rodado também em offline mantendo o seu cachê.

Isso é Muito rico, pois vemos a evolução do mercado Front end que não para de crescer.

Me diz uma coisa, você quer aprender mais sobre Front end? Baixe nosso Material Gratuito ou aprenda mais sobre html no youtube.

Deixe suas perguntas ai nos comentários que irei responder, e até a próxima forte abraço!

Summary
Progressive Web Apps você sabe o que é? [ 🎈 Veja aqui ]
Article Name
Progressive Web Apps você sabe o que é? [ 🎈 Veja aqui ]
Description
Você já ouviu falar em Progressive Web Apps? Caso a sua resposta seja não, com certeza você já viu ou já acessou algo parecido. Borã conhecer aqui. 🎈
Author
Publisher Name
Vida FullStack
Publisher Logo
Share This